top of page

10 Dicas incríveis pro quarto do seu bebê

DICAS DECORAÇÃO: QUARTO DE BEBÊ

A tão sonhada e esperada chegada do bebê merece um planejamento minucioso, são muitas as transformações na vida de uma família, a ansiedade é grande e assim como tantos outros detalhes que precisam ser vistos, a decoração do quarto merece todo cuidado e principalmente precisa ser feita com antecedência. Separamos alguns pontos importantes que você precisa considerar...

  1. LAYOUT: Alguns pontos devem ser observados na hora de decorar um quarto. Primordialmente, o bebê necessita de um ambiente tranqüilo e a mãe de um ambiente especialmente prático. A área reservada ao recém-nascido deve ser de fácil acesso, para atender o bebê com rapidez quando necessitar. Uma boa opção para começar a decoração do quarto é planejando a distribuição dos móveis, uma dica importante é que o berço, a cômoda e a poltrona de amamentação devem formar um “triângulo”, para facilitar os cuidados com o bebê no dia a dia. Todos os móveis devem ser práticos e revestidos com materiais laváveis e resistentes, independente do estilo escolhido. Móveis laqueados, ou com revestimento melamínico são uma boa pedida. São bonitos, fáceis de limpar e não sobrecarregam o quarto.

  1. A ESCOLHA DO TEMA: – O ambiente deve incentivar e motivar o desenvolvimento da criança, mas não se esqueça de modernizá-lo à medida que seu filho cresce.. As telas ou os recortes em MDF são opções para idealizar o tema escolhido. Os bordes em papel de parede também é muito prático e de fácil instalação. O ideal é não enfeitar demais o quarto, o excesso traz confusão visual e acúmulo de pó.

  1. CORES: O bebê precisa de um ambiente aconchegante, e não um lugar cheio de cores. O tamanho do quarto é essencial para saber qual cor usar. Tons pastéis e cores claras servem para acalmar, porém quando optar por elas não se esqueça de colocar alguns objetos com cores fortes para chamar a atenção dos bebês. Quando optar por cores fortes, não se deve abusar na quantidade, usa-las apenas em uma parede ou se preferir, pinte apenas a parede que seja mais visível ao entrar no quarto ou aquela atrás do berço. Algumas opções para sair do tradicional azul, verde, rosa ou lilás, são o bege e cinza aliados a diferentes cores, como azul marinho, amarelo, vermelho etc...

  1. ILUMINAÇÃO: A iluminação indicada neste caso é a indireta, uma opção também é o Dimers, pois este possibilita que a intensidade da luz seja controlada. Os abajures são opções práticas e ainda complementam a decoração. Você pode criar essa luz indireta em algum detalhe de marcenaria, como um painel ou nos recortes em Mdf com o tema que você escolheu.

  1. MÓVEIS: Todos os móveis devem ser práticos e revestidos com materiais laváveis e resistentes, independente do estilo escolhido. A mobília básica é o berço, cama do acompanhante (que mais tarde torna-se a cama da criança), cômoda (serve como trocador), poltrona de amamentação e armário para guardar roupas. Prefira o berço com duas alturas ou de grade móvel. Isso facilita o manuseio do neném nos primeiros meses. Se possível, adquira a cama com o auxiliar por baixo. Enquanto a criança é pequena, o auxiliar serve como baú para os brinquedos e quando crescer é usado para receber os amigos que forem dormir. A cômoda, com algumas modificações pode se transformar em uma escrivaninha no futuro. Nichos e prateleiras ajudam a decorar e a guardar objetos e brinquedos. Para um melhor aproveitamento interno dos armários, use e abuse de caixas e cestos, além de decorar elas facilitam guardar as roupas, já que são muito pequenas e em prateleiras normais podem ficar desajeitadas.

  1. CORTINAS: Para escurecer bem o quarto a melhor opção é o “black-out” por baixo e um tecido mais leve por cima, o voal é uma ótima opção, pelo custo baixo e pela fácil manutenção. Se preferir as persianas um tecido leve e claro sobreposto a ela proporciona um aconchego ao quarto. Evite muitas pregas, pois elas juntam muito pó.

  2. PAREDES: Para auxiliar na decoração do quarto e proporcionar suavidade e amplitude o lambril de madeira em meia altura é uma ótima opção, pode ser aplicado na vertical ou horizontal. Outra solução, que causa o mesmo efeito é a aplicação do “rodameio” em gesso, com a parte inferior e superior da parede pintada de cores diferentes. Papel de parede e painéis em madeira também são opções para as paredes.

  1. PISO: O ideal para o piso do quarto do bebê é algo que seja de fácil limpeza. O piso vinílico e os laminados de madeira são os mais usados.

  2. TAPETE: Além de auxiliar na decoração, pois pode trazer o tema ou as cores do quarto, ele traz uma sensação de conforto e aconchego ao ambiente.

  1. ENXOVAL: Muito mais do que decorar, os protetores de berço garantem a segurança e o conforto do bebê. O edredom (ou colcha) aquece e combina com as laterais do berço. O rolinho bala dá o toque especial no kit do berço e a saia do berço (também conhecida como tira do berço ou babado lateral) decora o espaço que sobra embaixo do estrado do berço. Se caso o quarto do bebê tiver uma cama de solteiro ou cama de babá, pode se coordenar o kit da cama com o kit berço. As opções são muitas e para diferentes gostos, o ideal é ter mais de um para fazer a troca quando o outro estiver lavando. Se o quarto estiver muito colorido opte pelos brancos, que são clássicos e não enjoam. O patchwork também pode ser usado e os em macramê estão super em alta também. Enfim, espero que tenha gostado das dicas, até a próxima.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page