top of page

Tudo que você precisa saber sobre CIMENTO QUEIMADO

O que é cimento queimado?

Esta técnica é antiga mas continua em alta, é um recurso simples, se trata puramente de uma argamassa que consiste em cimento, areia e água. Essa mistura é aplicada na superfície a fim de ficar o mais plano possível.

Após o nivelamento da argamassa, com a mistura ainda úmida e mole, joga-se o pó de cimento seco por toda a superfície e com uma desempenadeira espalha-se o pó. Essa técnica que faz chamar-se de cimento “queimado”.

Depois do processo feito, é só esperar pela secagem da superfície e o resultado será uma superfície lisa e nivelada.

Onde usar cimento queimado?

Este material é normalmente mais associado a um estilo industrial e urbano, mas também não deve seguir unicamente essa linha para aderir à tendência.

Essa técnica por ser muito versátil permite a aplicação em diversas superfícies. Exceto no interior do box, já que ele é poroso e com o contato de shampoo e outros produtos pode mudar sua característica inicial. E também por se tornar escorregadio em contato com a água.

Por ter uma cor neutra e ser bem simples, o cimento queimado vai bem com qualquer tipo de decoração, desde a mais despojada até a mais clássica.

Abaixo dicas de como harmonizar o cimento em diferentes ambientes da casa ou apartamento:

Sala

Na sala de estar ou TV, pode-se usar e abusar da criatividade e imaginação, já que esse ambiente costuma ser um ambiente com muitos móveis em sua composição. Se o cimento estiver na parede da televisão, usar um Rack bem colorido ou em tom madeirado já completa a decoração. Já para o mobiliário, as cores fortes também têm vez: laranja, azul e verde são cores que dão um contraste bem interessante com o cimento.

Para os amantes de um estilo mais clássico, a sala pode ser trabalhada em cores neutras, utilizando branco, preto e cinza nos móveis com maior destaque e deixando as cores mais fortes em detalhes como vasos, bandejas e quadros, por exemplo.

Quarto

O uso de cimento queimado no quarto, tem uma particularidade, pois é melhor que opte por aplicá-lo nas paredes, pois o piso com esse tipo de revestimento pode deixar o ambiente muito frio, atrapalhando a sensação de aconchego que o cômodo pede. Quando aplicado nas paredes, pode ser feito de diferentes formas: em uma parede só ou em todas, dependendo do gosto do usuário. O mais interessante nesse ambiente é brincar com quadros e cores.

Cozinha

Em cozinhas, o cimento pode ser utilizado tanto no piso como nas paredes. O legal desse acabamento é que, por ter uma cor neutra, podemos usá-lo com qualquer cor que imaginarmos. Uma pia em pedra colorida, por exemplo, fica descoladas quando combinada com o cimento queimado.

Banheiro

No banheiro o único local que não é indicado a aplicação do cimento é dentro do piso do box, por ser muito liso pode ser que não fique muito seguro. O bacana no banheiro deve manter a claridade quando feita com essa composição, por isso, optar por revestimentos mais claros é o ideal para compor com o cimento queimado nos banheiros.

Varandas

Ideal para varandas, pois traz uma aparência diferenciada, rústica ao ambiente. O único local em que não pode ser instalado é em bordas de piscinas, porque se torna perigoso utilizá-lo em locais onde a água o deixaria escorregadio.

Outras formas de representar Cimento Queimado

O Cimento Queimado pode ser representado de várias formas já que atualmente o mercado vem propondo cada vez mais alternativas, existem diversos revestimentos que imitam esse efeito.

Pode realizado tanto na forma convencional como já foi citado, como também nestas alternativas:

Papel de Parede ou Adesivo Autocolante, você decora sua casa com muita economia, sem quebradeira e sem sujeira.

Seu ambiente vai ganhar muita elegância, e um clima supermoderno e despojado. Solte sua criatividade para repaginar a sua casa com muita economia, bem-estar, rapidez e facilidade

Outra solução para se conseguir um piso de “cimento queimado” uniforme é a opção pelo Concreto Dosado em central ou a compra de argamassas pré-fabricadas que já vêm prontas para a aplicação. Há quem prefira também dar sofisticação ao piso. Neste caso, a substituição do cimento comum pelo Cimento branco estrutural, revestido por resina plástica, transmite um efeito semelhante ao do porcelanato. Há ainda quem opte pelo Tecnocimento – revestimento com espessura de 2 mm, que usa pó de Limestone (espécie de pó de pedra), pó de mármore ou pó de quartzo no lugar da areia, e que dispensa juntas de dilatação. Além destas opções existem no mercado diversos porcelanatos que imitam esse efeito que aplicados com uma junta seca, fica fantástico também.

É importantíssimo e recomendável o uso de uma mão de obra especializada para não haver erros. A variação da tonalidade do piso é normal, mas tome cuidado para as grandes variações de cor para não dar aspecto manchado ao piso. O profissional deve utilizar a mesma marca e lote de cimento dentro do mesmo ambiente para que não altere na tonalidade.

Espero que tenham gostado do post... Até a próxima.. ;)


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page